Páginas

2012-07-15

Simpósio Internacional sobre Recifes de Corais (2012)

Terminou na passada sexta-feira o International Coral Reef Symposium 2012 (ICRS2012) que teve lugar em Cairns (Austrália). O simpósio teve inicio no dia 9 de julho e as notícias decorrentes deste cinco dias de trabalho não são animadoras. Nos mares caribenhos a fração da área ocupada pelo recife que está coberta por corais vivos diminuiu dos 40% a 60% dos anos 70 pra 5 a 10%, e na Austrália a mesma área situa-se situa-se nos 20% em oposição aos 40% de há 50 anos atrás.

As causas são sobejamente conhecidas: (1) o aumento da acidez das águas, que impossibilita a formação de estruturas de calcário, devido à absorção de maiores quantidades de dióxido de carbono atmosférico porque a concentração deste na atmosfera também aumentou significativamente; (2) mudanças climáticas que promovem o aumento da temperatura média da água do mar e criam dificuldades aos corais; (3) sobrepesca; (4) destruição do habitat; (5) poluição química das águas e (6) depósito de sedimentos.
Foi lançada, enquanto decorria o Simpósio, Declaração Consensual sobre as Alterações Climáticas e os Recifes de Coral que foi subscrita por mais de 2500 cientistas e se encontra online onde pode ser subscrita por todos os que pretendam suportar a causa. Para a assinar só precisa clicar aqui.

Créditos
Foto: Coral Reef at Palmyra Atoll National Wildlife Refuge, por U.S. Fish and Wildlife Service - Pacific Region's (Flickr).

Sem comentários: