Páginas

2012-05-09

PROVE... do produtor ao consumidor

Eu Provo
Tu Provas
Nós Aprovamos

O projecto PROVE – Promover e Vender visa aproximar Produtores e Consumidores de produtos hortícolas. Desenvolvido no âmbito da iniciativa comunitária EQUAL o projeto envolve grupos de produtores que, semanalmente, entregam cabazes com produtos sazonais num local específico onde o consumidor se poderá deslocar para os adquirir.
O processo é simples e eficaz e envolve três agentes: o Produtor, o Consumidor e o Agente de Desenvolvimento Local. O Agente de Desenvolvimento Local, é quem promove e organiza o núcleo de distribuição estabelecendo contactos com os produtores e recebendo as encomendas dos consumidores. O consumidor terá a possibilidade de experimentar um conjunto de produtos variados, através da aquisição de cabazes de frutas e legumes sazonais seleccionados e de elevada qualidade.
O PROVE já conta com 33 núcleos a nível nacional distribuídos pelos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Lisboa, Santarém, Setúbal, Évora e Faro e a rede foi distinguida em Bruxelas. Como pode perceber no vídeo de promoção do projeto, o envolvimento dos produtores é mais do que uma forma de ganhar dinheiro, é uma forma de criação de uma comunidade de prática onde se partilham produtos, saberes, ideias e, talvez o mais importante, afetos. 
Tornar-se consumidor é simples, basta aceder ao sítio www.prove.com.pt clicar em encomendas e seguir as instruções. Se for produtor pode escoar os seus através do PROVE. Em alternativa, pode tornar-se num empreendedor social e agente de desenvolvimento local formando um núcleo PROVE.
Para ficar a conhecer mais do projeto...




No sábado vou buscar o meu primeiro cabaz PROVE ao Mercado Municipal da Ericeira.


O PROVE foi notícia no TVI24 (4m05s)

Sem comentários: