Páginas

2012-05-11

Fusão é a energia do futuro

O físico Steven Cowley tem a certeza que a fusão nuclear é a única solução verdadeiramente sustentável para a crise energética. Ele explica porque é que a fusão funcionará e descreve o projecto ao qual ele e muitos outros tem dedicado as suas vidas, trabalhando contra o relógio para criar uma nova fonte de energia.
A fusão é o processo a partir do qual núcleos de átomos leves se fundem para formar um núcleo mais pesado, libertando quantidades massivas de energia. A fusão é o processo que ocorre nas estrelas, incluindo o sol, e é responsável por toda a energia que aí se produz. A fusão poderia ser usada para produzir energia através da reação de núcleos de hidrogénio (deutério e trítio) originando hélio. O vídeo apresentado foi publicado em Dezembro de 2009 em TED.com e, segundo o físico, o reator situado no sul de França que já fez a fusão em 1997 e irá fazê-lo de novo em 2013. Ainda de acordo com Steve Cowley, a década de 2030 verá a produção de energia elétrica resultar de reatores de fusão.


Steve Cowley é diretor do Culham Fusion Science Center, colabora com a UK Atomic Energy Authority e com investigadores da ITER, organização que investiga a fusão nuclear na produção de energia barata e livre de carbono.

Créditos
Foto: Sunset, por Aouni Tahech (Flirck)

Sem comentários: