Páginas

2012-05-18

Eben Bayer: Serão os cogumelos o novo plástico?

O Designer de Produto Eben Bayer revela a sua receita para um novo material de embalagem baseado em fungos que podem ser  vir para proteger objetos frágeis como mobília, ecrãs plasma e o ambiente.
Eben é um dos cientistas envolvidos no projeto MycoBond, uma tecnologia que utiliza fungos filamentosos para transformar desperdícios agrícolas em fortes materiais compósitos.
Estes produtos podem substituir a esferovite e outros materiais de embalagem. Está também emdesenvolvimento o Greensulate, material rigido destinado a uso na construção civil. Ambos os produtos requerem menos energia na sua produção que os similares sintéticos porque são, literalmente, cultivados. No final da sua vida útil continuam a ser úteis pois podem simplesmente ser colocados num compostor e usados como adubo
"Existem três princípios que devem orientar a produção de melhores materiais. Primeiro, devem poder ser produzidos em, quase, qualquer local do planeta. Segundo, devem requerer consideravelmente menos energia na suaproduçãoque os materiais sintéticos tradicionais. Finalmente, devem poder ser descartados através do maravilhoso e open-source sistema de reciclagem natural".
Eben Bayer




Créditos

Sem comentários: