Páginas

2012-04-26

Debate: Será que o mundo precisa de energia nuclear?


Ainda no dia em que faz 26 anos que se deu o acidente de Chernobyl, deixo aqui um TedVideo com um debate sobre os prós e os contras acerca do recurso à energia nuclear.
A defender a opção nuclear está Stewart Brand, pensador crítico e inovador associado aos movimentos contracultura dos anos 60, fundou o Whole Earth Catalogue. Atualmente Stewart está  a trabalhar com Danny Hills no projeto Clock of the Long Now.
Contra a opção nuclear Mark Z. Jackobson defende que os recursos renováveis são a solução mais viável. Jackobson é professor na Universidade de Stanford e desenvolveu, em colaboração com a sua equipa, um mapa mundial de ventos baseado nos dados dos modernos aerogeradores.
No início do debate o moderador Chris Anderson começa por questionar a audiência sobre a sua posição pró ou contra nuclear com um resultado aproximado de 75% pró nuclear e 25% contra. Depois do debate é colocada a mesma questão e a resposta altera-se para cerca de 65% pró e 35% contra.
A polémica irá, com certeza, continuar e o investimento na investigação e desenvolvimento de tecnologia nuclear ou nas alternativas ecológicas terá um impacto decisivo na sua resolução final. Será que os bastidores da ciência irão tomar a decisão à priori através das políticas de financiamento à investigação?
O debate está aí!

Sem comentários: